top of page

Notícias

Ações do grupo no mês de dezembro

18/12/2021

As Rodas de Conversa - Educação em Tempos de Pandemia, que tiveram como tema a Avaliação: a transição e suas implicações, foram notícia nO Perobal (veja a matéria aqui). O evento foi realizado pelo Projeto de Pesquisa Covid-19: Experiências e Relatos, com apoio do avaliAção e Linguagem .

Os vídeos estão disponíveis em nosso canal do YouTube. Confiram aqui

Em ritmo de fim de ano e como forma de agradecimento a vocês que têm acompanhado nosso trabalho, preparamos um vídeo que resume nossas conversas. Sintam-se à vontade para baixar o pdf e compartilhar os materiais.

Desejamos a todos/as boas festividades! E que possamos continuar crescendo juntos/as em 2022!

Ação "Contando histórias, transformando vidas"

19/05/2021

Buscando incentivar a contação de histórias em língua inglesa em municípios paranaenses, a APLIEPAR (Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná) organizou uma ação de financiamento coletivo. Por meio das doações, a associação distribuirá livros infantis e construirá "malas de leitura", que serão repassadas para os municípios de Apucarana, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Cornélio Procópio, Ibati, Paula Freitas e Pitangueiras. O avaliAção e Linguagem é um dos apoiadores desta ação, e nós contamos com o seu apoio! Para contribuir, clique aqui.

No site da APLIEPAR você pode ver mais informações sobre a ação e os outros apoiadores.

Resumo do I ENAPE e vídeos disponíveis no YouTube

06/05/2021

O I ENAPE chegou ao fim e rendeu discussões, reflexões e trocas riquíssimas! Neste relato sobre o evento, destacamos os temas que se sobressaíram, e damos voz principalmente aos/às nossos/as participantes, pois foi com eles/as em mente que organizamos e pensamos este encontro.

 

Durante as lives, as discussões se voltaram frequentemente para desafios da avaliação no contexto remoto.

Também tivemos conversas sobre o papel do aluno no processo de aprendizagem-avaliação-ensino. Alguns dos temas mais mencionados foram a necessidade de compartilhamento e negociação entre professor/a e alunos/as e a relevância da avaliação por pares.

Muitos/as participantes mencionaram a importância do letramento em avaliação de diversos agentes do processo educacional, em especial dos professores.

Nós, do grupo avaliAção e Linguagem, somos muito gratos/as pela oportunidade de divulgar um pouco do nosso trabalho e por perceber que a Avaliação é um tema que desperta tamanho interesse. Agradecemos a parceria com a equipe do Nead da UEM, que nos ofereceu todo o suporte técnico para o evento, e também, à parceria com o grupo Felice. Os vídeos do evento já estão disponíveis no nosso canal do YouTube.

E, por fim, deixamos abaixo o feedback dos/as nossos/as participantes, que com certeza nos servirá de feedforward e dará muita motivação para eventos futuros. Muito obrigado/a a todos e todas!

Ações do grupo no mês de março

20/04/2021

O mês de março foi recheado de momentos de formação e trocas muito ricas para os/as integrantes do avaliAção e Linguagem. Foram ofertadas duas oficinas de formação em avaliação: a da mestranda Giovanna Fernandes, intitulada “Os desafios da avaliação”, tendo como foco os professores do Laboratório de Línguas da UEL, e a da doutoranda Isadora Moraes, intitulada “Oficina em avaliação para formadores de professores de inglês: promovendo letramento acadêmico”, tendo como público-alvo professores formadores de inglês de instituições parceiras do LILA (Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos).

 

A primeira oficina, ministrada por Giovanna com a colaboração de Viviane (a orientadora do grupo) e Isadora, lidou com temas como a função da avaliação, o papel do aluno no processo avaliativo, avaliação formativa, e a importância da coerência entre objetivos, instrumentos e critérios de aprendizagem-avaliação-ensino. A oficina foi desenvolvida com base em respostas dos/as participantes a um questionário diagnóstico.

Para a professora Cláudia Cristina Ferreira, que atua na Universidade Estadual de Londrina e é também coordenadora do Laboratório de Línguas da UEL, a oficina “foi útil e válida, posto que dialogamos sobre objetivos, finalidades e tipos de avaliação, instrumentos e critérios avaliativos, bem como vantagens e desvantagens da avaliação remota.” Segundo a professora, “as reflexões e a interação durante a oficina nos fizeram repensar nossa postura e visão acerca da avaliação, o que reverberou positivamente em nossa atuação em sala de aula, beneficiando professores e alunos, também, no processo de ensino e aprendizagem.”

Já Vanessa Araujo, professora de italiano e português para falantes de outras línguas no Laboratório de Línguas da UEL, traz outros questionamentos e reflexões em seu depoimento. Ela pondera, primeiramente, sobre a frequência com que os professores de LE refletem sobre a avaliação em suas aulas: “Posso quase afirmar que ponderamos muito sobre o processo de ensino e aprendizagem, contudo a avaliação, a meu ver, é tão importante quanto e faz parte do processo porque por meio dela podemos, de fato, orientar a aprendizagem de nossos alunos e consequentemente (re)ensinar o que se faz necessário.” Vanessa relata ter revisto conceitos teóricos da avaliação e aprendido novos, como o LOLA (Learning Oriented Language Assessment), que fazia parte de sua prática mas ela desconhecia no sentido da terminologia. A participante também relata que “a oficina foi muito bem estruturada”, com direito a questionário, vídeos, leituras, questionamentos e discussões que foram muito relevantes para sua formação contínua. Ela conclui dizendo que “um professor de LE não ensina somente a língua, mas também o ser e o estar no mundo. Meu muitíssimo obrigada à Giovanna, à Isadora e à professora-amiga Viviane.” 

 

A segunda oficina ainda está em curso, e os/as participantes têm discutido as concepções de avaliação presentes nos Projetos Pedagógicos de seus cursos, bem como o espaço reservado à avaliação em seus contextos. As próximas ações previstas envolvem a análise de programas de disciplinas e a criação de rubricas para os gêneros acadêmicos mais utilizados.

Elisângela Liberatti, professora da Universidade Estadual de Londrina, relata que a oficina está sendo bem proveitosa para ela, pois “dentre outras questões, aprendi o conceito de simetria invertida, também conhecido como formação indireta. A simetria invertida nos faz ver a avaliação com outros olhos, especialmente nós que trabalhamos com formação de professores, ou seja, o que e como avaliamos influencia indiretamente como nossos alunos, futuros professores, irão lidar com a avaliação de seus alunos. Estou adorando as ricas trocas proporcionadas pelo minicurso!” 

 

De forma similar, Thais Balbino, professora da rede municipal de Ibiporã, relata que o curso vem “inspirando a mudar o quanto antes as minhas práticas pedagógicas em relação à avaliação com o intuito de melhorar e facilitar a aprendizagem para meus alunos. Poder contribuir e estar de acordo com os documentos oficiais da instituição onde trabalho é revigorante e, com certeza, atingirá outros professores que, como eu, também necessitam deste letramento."

Você também gostaria de alavancar seu letramento em avaliação? Não deixe de assistir aos vídeos do I ENAPE (Encontro de Avaliação em Perspectiva) que estarão disponíveis no nosso canal do YouTube a partir de 06/05/2021. Aproveite e inscreva-se no nosso canal!

Vídeos do I ENAPE serão disponibilizados a partir de 06/05/2021

14/04/2021

A professora Dra. Viviane Furtoso, orientadora do grupo avaliAção e Linguagem, foi entrevistada pel’O Perobal e pela Rádio UEL (a partir dos 17 minutos) sobre o evento proposto pelo grupo, o I ENAPE (Encontro de Avaliação em Perspectiva). Neste último veículo de notícias, a professora dá informações atualizadas sobre o evento, que já está com suas 300 vagas preenchidas e, portanto, com inscrições encerradas. No entanto, os vídeos das palestras serão disponibilizados para o público geral a partir de 06/05/2021 em nosso canal no YouTube.

Em entrevista à UEM, universidade que está propondo o evento em parceria com a UEL, a professora Josimayre Novelli explica que o grande no interesse no tema se deve ao fato de a pandemia ter evidenciado ainda mais a necessidade de discussões e reflexões sobre avaliação, agora que esta ocorre em contexto online. Para a docente, "a avalição não pode ser vista como um fim em si mesma, como produto, mas sim, como um processo de aprendizagem.”

 

Agradecemos o interesse de todos/as e esperamos poder continuar esta conversa sobre avaliAção. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal!

 

Confira a programação:

WhatsApp Image 2021-04-14 at 08.08.07.jp

Inscrições abertas para o I ENAPE

31/03/2021

Estão abertas as inscrições para o I ENAPE - Encontro de Avaliação em Perspectiva, o primeiro evento do avaliAção e Linguagem, ofertado em parceria entre a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual de Maringá. O evento é gratuito e ocorrerá de 27 a 30 de abril, com transmissões ao vivo às 10h e às 14h. Abordaremos diversos temas relevantes da área de avaliação, como conceitos gerais, criação de rubricas, instrumentos de avaliação para o contexto remoto, autoavaliação e feedback, entre outros. Serão 8 palestras com duração de até 30 minutos, seguidas por mais 30 minutos de interação e debate com o público. Para aqueles que não conseguirem assistir ao vivo, as palestras e interações com o público ficarão gravadas na plataforma Moodle e disponíveis até 05/05/2021. Não perca esta oportunidade de incrementar seu letramento em avaliação!

Inscreva-se aqui até 26/04.

Para mais informações, acesse nosso canal YouTube ou nossa página de Eventos.

Nasce o avaliAção e Linguagem!

21/02/2021

É com muito prazer e orgulho que anunciamos a criação oficial do Grupo de Pesquisa avaliAção e Linguagem, além deste site e do nosso canal no YouTube.

 

Nossos objetivos principais com as plataformas envolvem disseminar nosso trabalho, compartilhar dúvidas e anseios (bem como esforços e alegrias), proporcionar o enriquecimento de ideias e discussões, estabelecer parcerias, contribuir teoricamente para a área de avaliação e linguagem, mas também de forma prática na sala de aula, ajudando professores e alunos a visualizarem a avaliação como uma grande aliada na jornada educacional.

 

Sejam bem-vindos/as!

Captura de Tela (4).jpg
bottom of page